terça-feira, 25 de setembro de 2012


3ª Etapa da Escola da Juventude Diocesana – Diocese de Caxias do Sul – Pastoral da Juventude

 

O Grupo de Jovens é o lugar, de felicidade, resistência e de paz. De fugir do individualismo, nestes pagos vida nova vai brotar.”

 

            É, o tempo passou e, ao longo de três etapas, concluímos a Escola Diocesana da Juventude da Diocese de Caxias do Sul neste final de semana, 22 e 23 de Setembro. A última etapa é a mais importante, levando-se em conta a realidade de nossa juventude brasileira. Neste ano o foco que a PJ Caxias do Sul teve para a Escola da Juventude foi ver a história da PJ, julgar a realidade através da fé cristã e do carisma Pastoral, para que, nesta etapa se conclua com o agir concreto dos jovens, enquanto grupo, comunidade de base, Pastoral.

            Pela manhã de sábado, 22, os jovens vindos de Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Prata e Carlos Barbosa foram acolhidos em espírito de amizade, fraternidade e comunhão, passada a animação com músicas alegres, que chamam a atenção ao ser PJ, os jovens iniciaram efetivamente as atividades com a oração de Abertura do Ofício da Manhã, do Ofício Divino da Juventude, e, após este momento orante, retomaram a caminhada feita nesta Escola Diocesana da Juventude 2012. Proclamada a Palavra de Deus, os jovens retomaram a 2ª etapa ocorrida em Agosto, com as fotos e com o que aprenderam naquele final de semana. Foi aí destacado, que não são vários, mas sim um só, que forma a PJ e a Igreja de Cristo.

            Ao final disso, os jovens, divididos em subgrupos discutiram sobre os problemas presentes em seus grupos de jovens, com o desejo de, nesta etapa sanar estes problemas e incentivar a cada vez maior Evangelização da Juventude. O assessor Jonas Camargo, vindo de Porto Alegre, iniciou sua assessoria tratando da realidade social atual, sendo assim, nós cristãos, temos um modelo que é Jesus Cristo que, porém é totalmente distorcido pela nossa sociedade.

            Alguns jovens da PJ Caxias do Sul prepararam uma esquetes com um grupo de jovens iniciante, sem identidade e outra esquete mostrando um ano de grupo para se perceber a caminhada e o amadurecimento de um grupo.

            Ao amadurecer a identidade do grupo de jovens, vimos aí que não é somente um grupo de jovens isolado, porém, está inserido na Diocese, tendo o carisma da Pastoral da Juventude, assumindo como seu papel, o chamado do CELAM, que conclama à Evangelização da Juventude.

            O período da tarde foi concluído com a organização da Pastoral da Juventude a partir dos regionais, tendo presente que a mesma está intimamente ligada à CNBB. Somos Pastoral da Juventude que se mobiliza nas esferas: Paroquial, Área Pastoral, Diocesana, Regional e Nacional, portanto, todos se complementam a partir da sua unidade de coordenação e ação.

            O clico da vida do grupo se jovens se inicia com a mobilização juvenil nas paróquias, passa pela vida comunitária, pela maturação, sendo que, morre trazendo os mais benéficos dons para a Igreja na realidade em que está inserido, pois seus jovens estão, na vida política, na vida eclesial, e, sobretudo são militantes na transformação as sociedade. Recebemos também a visita do Frei Rubens – OFMCap – coordenador nacional do CRB, este nos deixou sua palavra de vida, força e perseverança.

            O assessor Jonas retomou os métodos que são fundamentais para a Pastoral da Juventude, o VER, o JULGAR e o AGIR, tendo por base a história da PJ, sendo que, herdeiros da fé e do sofrimento de tantos, agregamos a cada dia o AVALIAR o caminho E CELEBRAR caminhada eclesial no mundo em que vivemos.

            À noite os jovens, mais uma vez trilharam seu projeto de vida, hoje com a assessoria de Priscila Pasinato Pontes. Retomado o que foi feito nas outras duas etapas, os jovens iniciaram o planejamento efetivo de seu Projeto de Vida, tomando por base o EU – COMIGO MESMO, EU – DEUS, EU – COM OS OUTROS e EU – MUNDO, traçando seus objetivos, planejando ações concretas que lhe ofereçam a possibilidade de um futuro estruturado, a partir dos seus sonhos e realidades. A conclusão do Projeto de Vida se deu na capela do Centro Diocesano de Pastoral. Após, em clima de celebração os jovens participaram de uma festa surpresa de aniversário preparada para comemorar o aniversário de duas jovens.

            A manhã do Domingo, dia do Senhor, 23 de Setembro, se iniciou com a Abertura do Ofício da Manhã do Oficio Divino da Juventude, após, a leitura Bíblica de Mt 5, 13 ss. onde os jovens foram convidados a refletir sobre o que é ser Sal da Terra e Luz do Mundo. Feita a dança circular “Teu Sol não se apagará, Tua Lua não será minguante, pois o Senhor será tua luz, PJ que Deus conduz” os jovens foram novamente para seus subgrupos para trabalharem a trajetória e a realidade de seus grupos de jovens.

Os grupos apresentaram ao grande grupo, segundo a proposta do assessor, um “esqueleto” de encontro de grupo de jovens levando em conta a caminhada do grupo e as várias dimensões da formação integral. Deixaram transparecer seus anseios, seus objetivos, enfim, tudo o que rege a vida do ser humano como pessoa e faz com que assim ele se realize acontece no grupo, porém agora, na realização comunitária, vendo aí também o Reino de Deus, sendo que deve ser construído a partir do nosso modelo de vida, Jesus Cristo.

Resumindo, nessa última etapa os jovens aprenderam sobre o Processo de Educação na Fé, a formação integral, o método ver-julgar-agir-rever-celebrar,  as etapas da caminhada de um grupo de jovens e como preparar uma reunião de grupo de jovens.

O final da Escola Diocesana da Juventude foi marcado pela Celebração Eucarística, celebrada pelo Padre Adílson Zílio, pároco da Paróquia Menino Deus do Bairro Serrano de Caxias do Sul e concelebrada pelo Padre Jucinei Vilpert, Josefino de Murialdo e grande acompanhador da PJ, que agora está trabalhando na Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio de Ana Rech, Caxias do Sul. O envio foi caracterizado pela emoção de, cada um, escrever em um coração de papel e colar no seu Projeto de Vida um sonho para si, um para o grupo de jovens e outro para a comunidade, e, marcados no rosto, fomos enviados a ser marca na vida de nossas comunidades, na transformação social, política e religiosa, a partir de Jesus Cristo, que veio para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância (Jo 10,10)

A Escola Diocesana da Juventude 2012 se findou, mas vai deixar saudades!!!

 

Felipe Padilha
Comunicação da
PJ Caxias do Sul

Nenhum comentário: