CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS


O que é a Campanha?

É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

Como começou?

A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.

Quais serão as ações da Campanha?

As ações serão feitas a partir dos três eixos da Campanha:

Eixo I: “Formação política e trabalho de base”
Ações de conscientização e sensibilização quanto aos debates de segurança pública, sistema carcerário, direitos humanos, outros tipos de violência...
Elaboração de texto-base.
Subsídios preparatórios às Atividades Permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil alinhados com a temática da Campanha (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante e Dia Nacional da Juventude).
Organização de Seminários Estaduais, de discussão e planejamento da Campanha.
Criação de um site da Campanha para disponibilizar subsídios, informações e possibilitar a interação com todas as pessoas que aderirem à Campanha.

Eixo II: “Ações de massa e divulgação”
Organização de uma Marcha Nacional (2011), com o objetivo de denunciar a violência e mobilizar a sociedade no que se refere ao extermínio de jovens.
Organização de pré-marchas locais.
Ações a partir das Atividades Permanentes da Pastorais da Juventude do Brasil.

Eixo III: “Monitoramento da mídia e denúncia quanto à violação dos direitos humanos”
Acompanhamento e denúncia das violações de direitos humanos praticadas pela mídia.

Quem promove?

As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural).
Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias outras organizações estão se juntando como parceiras da Campanha. No Seminário Nacional de preparação da Campanha, realizado em maio de 2009, várias organizações estiveram presentes:
Associação de Familiares e Amigos/as de Presos/as – Bahia
Via Campesina

Pelo Acesso e a Dignidade no Trabalho!

As Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul, juntamente com outras organizações sociais, assumem a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens, promovida pelas Pastorais da Juventude do Brasil, e entram em Marcha nesta luta.

Aqui no Estado queremos denuncias a falta de acesso e de dignidade no trabalho a que a juventude está submetida. Percebemos que a lógica sistêmica orientadora do trabalho em nossa sociedade é causadora de desigualdade e exclusão. Acreditamos que o trabalho deve ser fonte de vida para o jovem e não gerador de uma realidade de morte.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que na América Latina e no Caribe os jovens foram as principais vítimas da crise econômica, que deixou um rastro de desemprego e informalidade, contabilizando mais de 600 mil desempregados entre 15 e 24 anos. Essa realidade evidencia-se também no Rio Grande do Sul. Sem acesso ao trabalho formal, muitos jovens buscam a informalidade e até mesmo a ilegalidade para sobreviver, como, por exemplo, o tráfico de drogas. Outros tantos submetem-se a estagiar em condições precárias e com remuneração baixíssima em busca de recursos para custear seus estudos e sua sobrevivência.

O que propomos?
Buscamos a efetivação de Políticas Públicas de Juventude que garantam a inserção dos jovens no mundo do trabalho e, mais do que isso, a possibilidadfe de que os jovens construam sua dignidade através do trabalho.

Quem promove?
No Rio Grande do Sul, o Comitê Estadual é formado por:
Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude Rural
Pastoral da Juventude Estudantil
Juventude Libre - Liberdade e Revolução
Levante Popular da Juventude
ONG Trilha Cidadã
CNBB Sul 3
Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Além do Comitê Estadual, encontros de formação estão fomentando Comitê Locais nas cidades/Dioceses gaúchas. Em Caxias, o Comitê está formado desde julho de 2010, e além das PJs, conta com o apoio da Rádio São Francisco SAT/RedeSul de Rádio e do Mandato da Vereadora Denise Pessôa (PT).