QUEM SOMOS?

"Somos gente nova vivendo a união. Somos povo semente da nova nação!"

BREVE HISTÓRICO DA PASTORAL DA JUVENTUDE EM CAXIAS DO SUL


Mais do que uma retomada da história da Pastoral da Juventude, queremos ser caminho de esperança e luz neste novo tempo em que vivemos. A juventude diocesana sempre esteve em ação, em varias áreas, com diferentes formas. Em 1985 em virtude do Ano Internacional da Juventude, nasce na Diocese de Caxias do Sul uma maior organização da juventude, neste ano começa a surgir uma maior articulação.

Ainda em 1985 acontece a 1° Assembléia Diocesana da Pastoral da Juventude, em Caravaggio (Farroupilha) com a participação de aproximadamente de 10 mil jovens. Este encontro visava ser um instrumento de atuação da juventude, no meio rural e urbano, o encontro também serviu para celebrar o Ano Internacional da Juventude.

Em 5 de abril de 1992 acontece em Caravaggio o Encontrão Jovem, motivado pela Campanha da Fraternidade, que teve como lema: JUVENTUDE, CAMINHO ABERTO. Novamente mais de 10 mil jovens estavam reunidos para celebrar a data.

Num período posterior houve um certo cansaço dos líderes mais envolvidos na Pastoral. Neste período, infelizmente, observou-se que não surgiram outras pessoas para o trabalho, e que os mais “veteranos” causavam inibição, isso tornou difícil a renovação e continuação da pastoral.

Em 1994, há um trabalho de divulgação de Encontrão Estadual, que aconteceu em Passo Fundo, conseguindo grande participação, mas isso, devido à alguns jovens mais articulados e ao clero que se posicionou apoiando a participação do evento.

Em março de 1996, foi proposto o Dia Nacional da Juventude, do Interdiocesano Leste. Para este trabalho a Diocese trabalhou em conjunto com a Arquidiocese e a Diocese de Novo Hamburgo. Neste mesmo ano, aconteceu o II Curso de Animadores e Animadoras da Pastoral da Juventude do Interleste.

Em 1997, a PJ da Diocese promoveu a I Semana da Cidadania, Curso de Formação Diocesano, Dia Nacional da Juventude nos núcleos e internúcleos. Um ano de muitas atividades e de uma maior ação da PJ junto com o resto do estado. Em 1998, realizou-se a II Semana da Cidadania, Curso de Formação Diocesano, a II Assembléia Diocesana, uma forte participação da equipe de preparação do Encontro Estadual de Jovens e realizou a Reunião Ampliada da Coordenação Diocesana. Ao final do ano de 1999 a equipe e a assessoria diocesana estavam bastante desgastadas, principalmente com a situação financeira e com a continuidade dos trabalhos.

O ano de 2001 inicia com um novo ânimo para coordenação, sente-se uma renovação da equipe e um planejamento com poucas, mas importantes atividades. Prioriza-se a base e atividades junto aos grupos de Jovens. Não há atividades de massa. Ocorre uma grande articulação em nível estadual. Grande produção e repasse de subsídios para o trabalho junto aos grupos. Segue a III Escola da Juventude, com a participação de 43 jovens de quase todas as regiões da Diocese, com grande apoio do Centro de Formação Pastoral. Novos nomes foram surgindo e, novamente, a força do espírito da esperança motiva a todos.

O ano de 2002 começa com uma Coordenação Diocesana da Juventude mais madura, em função de alguns nomes que estão na representação a mais tempo, mas com importantes renovações, destacam-se as participações das específicas PJE e PJMP. Depois de um período de desarticulação, recentemente a Juventude dos Grupos de Jovens da cidade de Caxias do Sul, reuniu-se para organizar as estruturas pastorais e em 2008 escolheu a nova coordenação em assembléias. Essa equipe, através da organização de um Plano de Ação Bianual, pretende dar nova vida e mais esperança para a Juventude caxiense e diocesana.


ESPAÇO EM REFORMULAÇÃO.
AGUARDE NOVIDADES!