terça-feira, 1 de maio de 2012

COMUNIDADE: VIDA COM SAÚDE


No final de semana do Bom Pastor, 28 e 29 de abril de 2012, a Diocese de Caxias do Sul se reuniu em torno do 12º Encontro Diocesano de Comunidades. O Evento teve início na manhã de sábado na Igreja Menino Deus, no Bairro Serrano em Caxias. Os Padres Adilson Zilio, pároco da paróquia Menino Deus, Gilmar Marchesini, coordenador diocesano de pastoral e Dom Alessandro Ruffinoni, Bispo Diocesano, acolheram a todos os delegados das mais diversas regiões pastorais da Diocese.

O Encontro que teve assessoria de Dom Mauro Morelli, Bispo Emérito de Duque de Caxias – RJ e foi um momento de formação e informação dos agentes de pastoral, seminaristas, jovens, leigos e comunidades. O tema tratado neste encontro nos chamou a atenção para a Missão e Ecologia e para o lema da Campanha da Fraternidade 2012: Que a saúde se difunda sobre a Terra, donde brotaram os assuntos de trabalho: A Saúde que vem da Agricultura Familiar, A Saúde que vem da Economia Solidária, A Saúde que vem da Família, A Saúde que vem da Política e A Saúde que vem da vivência Comunitária.

Na parte da manhã, Dom Mauro, iniciou sua assessoria com infinitas situações que ocorrem todos os dias em nossa vida, e assim, dentro do espírito de cooperação das Comunidades Eclesiais de Base – CEBS – nos falou que a Igreja tem a realidade local estampada em seu rosto, porém a fé no Ressuscitado é a mesma.

Dom Mauro nos situou numa sociedade altamente informatizada, mas chamou a atenção para a nossa reflexão diante do que vemos e ouvimos diante dos meios de comunicação e da nossa vida cotidiano. Os termos utilizados na assessoria nos querem fazer refletir sobre a saúde, mas também sobre a Igreja doméstica, que é a família, sobre nossos cuidados com a nossa alimentação e principalmente com a economia consumista que estamos gerindo. Se somos comunidade estamos reunidos em torno de um objetivo comum, Cristo que perdeu a sua vida para nos salvar, e deste modo, a Igreja está estritamente ligada e é fiel a sua missão e sua vocação, a de anunciar o Evangelho e a Eucaristia vivendo o que é anunciado.

Dentro do que tratamos de vocação da Igreja tratamos da nossa também, e essa se inicia no Batismo, quando adentramos a comunidade, para sermos seus membros eternamente, dos filhos de Deus, porém, Dom Mauro contestou um fato muito presente em nossa vida, levamos muito a sério o dia em que nascemos de nossa mãe, isto é, nosso aniversário natalício, mas não lembramos nem se quer o dia em que nascemos na comunidade dos filhos de Deus, o nosso Batismo. Assim podemos dizer que, festejamos muito, mas esquecemos da fonte principal da Igreja, o Batismo.

Chegamos à simples conclusão de que o 12º Encontro Diocesano das CEBS foi conclamado por Cristo que quer estar e celebrar conosco. Dom Mauro ainda utilizou diversos termos que fizeram com que quem estivesse ali presente sentisse que Cristo nos chama, nos instrui por meio de outras pessoas e nos envia a anunciar e a viver o mandato de Cristo: “Ide e faze discípulos meus a todos os povos”. Dentre os termos que mais chamaram a atenção estão: “A Teologia não salva ninguém”, “Deus faz desgraça virar graça” “Um pouco de nossa identidade está em cada acontecimento de nossa vida” e por fim “Vivemos numa época de constante informação, porém, qual é o discernimento? Informação + discernimento = sabedoria”.

Ao falarmos de saúde vem-nos à mente toda a polêmica gerada nos últimos dias, após a descriminalização do aborto de anencéfalos, o assessor nos colocou diante da fé e razão e da razão sem fundamento, algo vazio. Assim nos disse que na fecundação se inicia a vida e esta é um processo contínuo de alimentação, sendo que, Deus, pela fé, nos alimenta com seu amor. Assim, quem tem uma razão vazia que só acredita no presente, acredita na vida, mas essa crença se esgota com o passar dos anos e se acaba com a morte. Fica a lição para nós: Temos de alimentar nosso corpo em todas as suas dimensões: corpo, alma e espírito.


“Educação se consegue com nutrição”, foi mais um termo utilizado por Dom Morelli para nos situar dentro do tema do encontro: “Comunidade: Vida com Saúde” ao lembrar que o Pão é Vida e o Alimento é de Deus e que Pão é de Deus e Alimento é Vida e também fazendo memória a frase do Papa Bento XVI “A fome no mundo é um problema ético da Igreja”. Foi bastante utilizada na parte da manhã a figura da família como espaço democrático de vivência, onde todos se enxergam e se complementam, assim, se torna indispensável a reestruturação da Igreja doméstica para que a haja saúde, e também haja uma valorização dos valores humanos e cristão que se perderam com o passar do tempo.



Na parte da tarde, os delegados iniciaram os trabalhos com os temas acima descritos, nas oficinas espalhadas pelas comunidades da Paróquia Menino Deus e São Ciro. Cada oficina propiciou a seus participantes um olhar mais crítico, racional e emocional das situações diversas do nosso dia-a-dia. Como fazer uma economia solidária baseada na agricultura familiar se está cada vez maior o êxodo rural? Como fazer da família um espaço democrático e feliz chamado a viver em comunidade? Perguntas como essas foram nos colocadas para que pudéssemos refletir sobre o valor da vida, sob mais um termo de Dom Mauro: “A vida é absoluta, o resto é relativo.” Ao final da tarde cada comunidade organizou e realizou uma Celebração Eucarística que foi animada e vivenciada no modo simples e acolhedor das CEBS em que a Igreja se faz povo e o povo se faz Igreja. Encerrado o primeiro dia de trabalhos, os participantes foram acolhidos nas casas das famílias de cada comunidade no espírito de fraternidade, pois numa noite extremamente fria, o povo cedeu pouso para pessoas desconhecidas, mas que, pelo nome de Cristo se uniam no propósito da busca por um mundo melhor

Na manhã do Domingo, 29, Dia de Oração pelas Vocações, aconteceu a grande celebração do 12º Encontro de Comunidades na Igreja Menino Deus, no bairro Serrano, celebrada por Dom Alessandro Ruffinoni e concelebrada por Dom Mauro e por um grupo de sacerdotes do clero diocesano, onde, no momento do Glória, cada oficina entronizou um símbolo que expressara o trabalho realizado e as reflexões promovidas na tarde anterior.

Após a celebração foram expostos pelos representantes de cada oficina os trabalhos e conclusões frutificadas de um encontro democrático, onde todos expuseram seus modos de ver cada assunto, suas duvidas e certezas, assim construindo uma rede de relações, processos e um caminho de cuidado e promoção da vida em todas as suas dimensões. Ao final, Dom Mauro concluiu os trabalhos, com uma breve explanação sobre os assuntos. Dom Morelli concluiu: “Nossa fé não nos dispensa sermos competentes, se até para pecarmos temos de ter competência”.



Ficou-nos a lição: Relacionamos muito a saúde com a doença, chamamos de Pastoral da saúde, mas só falamos de doenças e não vemos a verdadeira saúde que brota da boa alimentação, da vivência comunitária e da Igreja doméstica. É hora de, após esse encontro, darmos um passo novo adiante para a nossa realização pessoal e enquanto comunidade para mexermos a sociedade acomodada para que busque vida com saúde.

Felipe M. Padilha

Nenhum comentário: