quarta-feira, 25 de abril de 2012

Jornada Mundial da Juventude na pauta da 50ª Assembleia dos Bispos!!!

           A Jornada Mundial da Juventude Rio2013 foi pauta de destaque na 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, nesta quinta-feira, 25 de abril. A Assembleia acontece no Santuário de Nacional de Aparecida, em São Paulo, desde o dia 18.
         Na segunda sessão desta manhã, 25, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, os outros membros da Comissão, os bispos de Caruaru (PE), Dom Bernardino Marchió, e de Caxias do Maranhão (MA), Dom Vilsom Basso, e os assessores nacionais da CEPJ, padres Carlos Sávio Costa Ribeiro e Antônio Ramos do Prado, apresentaram todo caminho de preparação para a JMJ, além dos trabalhos desenvolvidos na evangelização da juventude.




          Dom Orani apresentou um vídeo mostrando o rosto do Rio de Janeiro e testemunhos de jovens que já participaram de Jornadas Mundiais. “É com muita alegria e responsabilidade que acolhemos esta missão de organizar a JMJ”, declarou Dom Orani. Cada bispo presente na 50ª AG recebeu um kit com as informações gerais da organização do evento.

           Em seguida, o diretor geral do Comitê Organizador do Rio de Janeiro (COL), monsenhor Joel Portella Amado, apresentou como serão as inscrições para a JMJ Rio2013 – que terão início em julho, exclusivamente através do portal www.rio2013.com – como será a hospedagem, alimentação e o material fará parte do kit do peregrino.

          Monsenhor Joel reforçou a importância do cadastro, de que todos façam a inscrição, a fim de facilitar a organização e para que o peregrino seja atendido em suas necessidades.



Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora e a preparação da JMJ

         Padre Antônio Ramos enfatizou como tem sido eficaz a peregrinação dos ícones da JMJ em todas as dioceses do país, através do projeto “Bote Fé”. Além dos shows de evangelização, os símbolos visitam hospitais, presídios, comunidades carentes e universidades.

     Já padre Sávio anunciou os três Seminários Nacionais para Jovens que serão realizados neste ano e que também fazem o caminho para a JMJ: o de comunicação, de 18 a 20 de maio; bioética, de 13 a 15 de julho; e missão, de 28 a 30 de setembro, todos em Brasília.

     Outro evento que será um grande diferencial da Jornada no Brasil é a Semana Missionária. O termo foi autorizado pelo Pontifício Conselho para os Leigos para definir os dias em que as dioceses já receberão peregrinos estrangeiros antes de irem para o Rio de Janeiro. Antes esse período era conhecido como Pré-Jornada ou Dias nas Dioceses. Portanto, de 17 a 20 de julho de 2013, as dioceses de todo país acolherão os jovens em atividades culturais, de espiritualidade e missão.

“Independente de receber algum peregrino estrangeiro ou não, as dioceses são convidadas a promover a Semana Missionária”, destacou padre Sávio.



Atividades da Comissão Episcopal para a Juventude


        Durante a sessão, Dom Eduardo, ao apontar toda “opção afetiva e efetiva” que a Igreja tem feito pelos jovens no país, como ressalta o Documento 85 da CNBB, apresentou o projeto de evangelização realizado com os jovens do Brasil.

        O presidente da Comissão destacou como a juventude está representada através da coordenação nacional, com representantes das pastorais da juventude, movimentos, novas comunidades e congregações. O bispo falou também sobre os outros trabalhos da Comissão elaborados através do grupo de comunicação “Jovens Conectados”, da produção de subsídios, cartas aos párocos, além da organização da peregrinação da Cruz da JMJ no país e da Semana Missionária.



Nenhum comentário: