terça-feira, 3 de abril de 2012

Mensagem de Dom Alessandro Ruffinoni para a Páscoa!!!!!

Este é o dia que o Senhor fez, alegremo-nos e exultemos.
Senhor, neste dia de Páscoa quero falar contigo. Tenho muitas coisas para Te dizer sobre a Diocese e sobre o mundo em que vivemos.

Tu já estás lá com o Teu Pai. E nós estamos ainda atados a tantas coisas deste mundo. Tu nos amaste até morrer na cruz e nós estamos discutindo se o crucifixo pode ou não pode ser colocado numa sala ou nos tribunais. Como nos é difícil crer que Tu nos amaste sem limites. Pensamos que, sem o crucifixo, sem a Tua cruz, o mundo vai melhorar. Não precisamos de Tua cruz e de Tua ressurreição. As coisas estão indo bem. Tem paz. Não tem mais sofrimento. A gente sabe como se comportar. Não precisamos que alguém nos ensine o que devemos ou não devemos fazer.

Acabou o tempo de ir à missa, de rezar, de perdoar. Não precisa mais se confessar. A Igreja é uma invenção para enganar o povo, para segurar a gente na ignorância e no medo.

A ciência já fez tantas descobertas, nos deu tanto conforto, nos iluminou tanto, que não precisamos mais dos Teus mandamentos. São coisas da Idade Média. Até entre nós, Teus amigos, pode se infiltrar o desânimo e a dúvida. Chegamos até pensar que os problemas do povo nós vamos solucionar com nossas forças e com nosso trabalho.

Porém nesta Páscoa, eu gostaria de Te dizer: fica conosco, Senhor. Fica conosco porque ainda estamos nas trevas. Que a imagem do Teu crucifixo ilumine e fortaleça a família, a juventude, o doente, o pobre. Que a força de Tua ressurreição ilumine as pastorais, o bispo, os padres e os líderes de comunidades.

Não queremos que Tu desapareças dos nossos lares, dos nossos tribunais, dos presídios, dos hospitais, das escolas e dos lugares de trabalho. Porque nestes lugares, sem a luz do Teu amor, não existe justiça, honestidade, perdão, conforto, luz e verdade.

Jesus a Tua ressurreição significa que Tu não nos enganaste e não nos deixaste sozinhos.
Agora compreendo que Tu estás no meio de nós, caminhas conosco e nos fortaleces com a Tua Palavra. Senhor, se posso fazer uma oração nesta Páscoa, queria Te pedir pela nossa Diocese, pelos nossos padres e pelo povo que Tu me confiaste: aumenta em nós a fé, dá-nos a coragem de amar como Tu nos amaste, sem medida.
Desejo a todos uma Feliz Páscoa.

Dom Alessandro Ruffinoni – Bispo diocesano
Fonte: Diocese em Comunicação - Abril 2012!

Um comentário:

Anônimo disse...

Grandes verdades!É isso mesmo que os jovens ouvem, pensam e repetem. E não só os jovens.
Mas existem alguns que discordam. Que acreditam que isso é uma ilusão mentirosa, que precisamos mais que nunca de Deus.
Aí esses jovens vão a Igreja, em busca de sopro para a sua pequena mecha fumegante, em busca de alimento sapiencial para falar com o mundo e com os outros jovens, e também com os não tão jovens.
E o que encontram? discursos vazios, superficiais, socioecológicos, bonitinhos, simpáticos e cheios de paz e amor. E saem mais vazios, mais ignorantes, mais pobres espiritualmente, e com um quê de deboche na alma. Onde deviam conhecer a Verdade, o Caminho e a Vida, conhecem a água morna da fé morna, mundana e traidora. É uma grande pena, maior que a pena de ver os jovens distantes que não querem saber de Deus, é ver os que querem Deus serem abandonados, irem e voltarem sem receber alimento sólido. Só lhes resta a Missa. Mas pelo infinto Poder Dela talvez fosse suficiente para formar, ensinar, transformar e construir um cristão... se seus cânticos fosses edificantes, se as leituras fossem solenes, se os gestos fossem cheios de sacralidade e beleza...se deixassem Deus falar através da Missa... mas nem isso acontece.