terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pastoral da Juventude realiza 1ª etapa de sua Escola de Formação Diocesana

“Eu vos anuncio uma bela e sedutora notícia...”
(marco referencial da PJB – doc. 44 CNBB)



Com alegria, bonitos e variados rostos juvenis, a Pastoral da Juventude Diocesana de Caxias do Sul realizou durante os dias 30 e 31 de julho no Centro de Formação Diocesano de Pastoral a 1ª etapa da Escola Diocesana de Formação da Juventude – a FORMAJU.

A escola de formação da PJ, que é um bonito projeto da juventude diocesana de Caxias do Sul acontece neste ano de 2011 em três etapas e tem como objetivo a formação de jovens líderes e atuantes em suas comunidades e grupos de jovens com a missão de evangelizar outros jovens nas suas mais diversas realidades, além de participarem e integrarem a vida comunitária.

Nesta primeira etapa, sob a assessoria e orientação de Ir Suzimara Barbosa e à luz do documento de Evangelização da Juventude da CNBB, os oitenta e cinco jovens presentes refletiram a “Dimensão Pessoal e Comunitária” podendo assim aprofundarem-se em temas como a relação do “eu”, “eu e o outro”, a “vida comunitária e eclesial” e fortalecendo bonitos laços de amizade e comunhão de experiências que cada um e cada uma trouxe dos seus mais variados espaços cotidianos.

“O grupo precisa ajudar a responder a pergunta: “quem sou eu?”, “com que/quem me identifico?”, “como posso ajudar a construir o projeto de Deus?” e ser espaço efetivo das relações de amizade e partilha da vida”, refletira Ir Suzimara. Na busca e construção deste bonito processo de comunhão com o Deus da vida, a juventude ainda recebeu o carinho da visita e das palavras acolhedoras do bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, da partilha de vida e atenção de do casal Raquel Pulita e Joaquim Silva (assessores nacionais da Pastoral da Juventude), além ainda de outros padres, religiosas e religiosos e assessores/as que se colocam também a serviço da vida pela juventude e pelo Reino.

Ao final do encontro fora celebrada a Santa Missa presidida pelo coordenador diocesano de pastoral, Pe Gilmar Marchesini, em ação de graças e envio dos jovens para as suas comunidades, bem como feito o envio dos jovens Paula Grassi e Mateus Bragagnolo que representarão a Diocese de Caxias do Sul na Jornada Mundial da Juventude em Madrid. A próxima etapa da escola acontece nos dias 10 e 11 de setembro novamente no Centro de Formação Diocesano.



Por Uilian Dalpiaz
pela equipe de comunicação da PJ Caxias do Sul



Nenhum comentário: