domingo, 26 de setembro de 2010

MAIS DE 10,8 MIL PESSOAS DA DIOCESE DE CAXIAS DO SUL PARTICIPAM DO PLEBISCITO PELO LIMITE DA TERRA

Nos meses de julho e agosto, por ocasião do 16º Grito dos Excluídos, a Diocese de Caxias do Sul motivou os cristãos a participarem do plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra. A consulta popular possibilitava responder sim ou não sobre a proposta apresentada. Na diocese, participaram do plebiscito 10.825 pessoas.

Para a pergunta "você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?" 10.275 participantes votaram sim, representando 94,94% do total, enquanto 492 pessoas votaram não, ou 4,55%. Brancos e Nulos não somaram um porcento cada.

Já quando questionados se o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilitaria aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade, 10.225 participantes disseram sim (94,46%) e 523 responderam não (4,83%).

Conforme o Coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias, Padre Gilmar Marchesini, os votos contabilizados já foram enviados ao comitê estadual. "A todos o nosso agradecimento, na certeza que a mobilização colaborou para refletir o sentido da terra, o valor da pequena propriedade, a conscientização da compra de terra por estrangeiros e a ética que envolve o sistema fundiário no Brasil", parabeniza.

O plebiscito popular pelo Limite da Propriedade da Terra, que, do dia 1º a 12 de setembro, consultou a população sobre a necessidade de se limitar o tamanho das propriedades de terra no Brasil, terá seu resultado nacional conhecido nos dias 18 e 19 de outubro.

Quem se dirigiu aos postos de votação do plebiscito também pôde aderir ao abaixo-assinado da Campanha, cujo objetivo é coletar assinaturas para impulsionar um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional. A intenção da PEC é acrescentar um novo inciso ao artigo 186 da Constituição Brasileira que se refere ao cumprimento da função social da terra.Na Diocese de Caxias mais de 10 mil pessoas já assinaram o documento.

Mais informações sobre o plebiscito e o abaixo-assinado você pode obter por meio do site http://www.limitedaterra.org.br/

Nenhum comentário: