domingo, 26 de setembro de 2010

DIOCESE DE CAXIAS DO SUL PREPARA JUBILEU DE 25 ANOS DO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (DNJ)

No próximo dia 17 de outubro, em comunhão com a igreja do Brasil, a Diocese de Caxias do Sul celebra o jubileu dos 25 anos do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Este ano o tema é “celebrando a memória e transformando a história”. O lema escolhido é “Juventude: muita reza, muita luta e muita festa, em marcha contra a violência”.

O DNJ é organizado pela Pastoral da Juventude do Brasil para mobilizar encontros de “massa” da juventude, das comunidades, das escolas, dos movimentos juvenis e sociais e de outras religiões. O horizonte que animou o estudo, a mobilização, o processo participativo e a celebração do DNJ, é o cuidado com a vida, a partir da centralidade e do jeito de Jesus Cristo, em vista do Reino de Deus.

O objetivo é despertar, pela força da fé, o protagonismo juvenil como processo de conscientização da participação na luta pelas causas sociais, na construção da cidadania. É um espaço que desperta para as novas relações humanas, religiosas, sociais e políticas, valoriza o “modo” jovem de celebrar e revive o sonho da dignidade humana, da civilização do amor e da paz. É o jovem evangelizando o próprio jovem. Podemos afirmar que ao longo dos 25 anos do DNJ, milhares de jovens caminharam juntos, cantaram as suas esperanças, teatralizaram a vida e fizeram os rostos brilharem de paixão, ousadia e alegria.

Os temas mais importantes que perpassaram os DNJ ao longo de 25 anos são esses: a construção da nova sociedade, a terra, a participação política, as etnias, a questão de gênero, a educação, o trabalho, os jovens latino-americanos, A AIDS, a cultura, a cidadania, os direitos humanos, as dívidas sociais, a ecologia, os meios de comunicação social, a luta pela vida e contra a violência e o extermínio da juventude. Esses temas é uma forma de reunir e planejar os sonhos da juventude, um grito profético pela ética e a manifestação do “evangelho da vida”.

Por isso, é tempo de reconhecer a flor e os frutos, festejar as vitórias pascais do jubileu do DNJ e motivar a ternura e o vigor juvenil para a evangelização. Vamos participar do DNJ e fazer com que esse dia seja um dia capaz de revitalizar o coração jovem que está em cada um de nós para que sejamos verdadeiramente discípulos missionários. É tempo de saborear as sementes lançadas e perguntar-se: O que podemos pensar para os próximos 25 anos?



DNJ 25 ANOS
TEMA: Celebrando a memória e transformando a história.
LEMA: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência.

LOCAL: Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

Programação
8h30min – Acolhida e oração inicial
9h – Caminhada – Quatro paradas a partir dos temas do jubileu: “descansar a terra”, “libertar os escravos”, “perdoar as dívidas” e “proclamar o ano da Graça do Senhor”.
11h – Missa
12h – Almoço partilhado
13h30min – Mosaico dos Dias Nacionais da Juventude (história do DNJ no Brasil)
14h – Oficinas a partir das temáticas dos 25 anos
15h30min – Shows, teatros, músicas e dinâmicas (apresentação da PJ e dos movimentos)
17h30min – Envio e compromissos a partir do DNJ 2010

Mais informações: coord.pastoral@diocesedecaxias.org.br ou ainda através do telefone (54) 3211 5032

Nenhum comentário: