segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PRESIDENTE LULA ASSINA DECRETO CONVOCANDO 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE

Lula assina decreto durante cerimônia em Brasília. (Foto: juventude.org.br)
Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, lembrado na última quinta-feira, dia 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de convocação da segunda Conferência Nacional de Juventude, prevista para 2011. A primeira Conferência, que aconteceu em abril de 2008, em Brasília (DF), mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil e resultou na definição de um conjunto de prioridades e resoluções que deverão nortear as políticas públicas de juventude em todas as esferas governamentais.

A realização da segunda Conferência vai garantir o caráter participativo dos jovens nas políticas públicas, além de possibilitar a avaliação dos avanços obtidos desde o primeiro encontro e os desafios que deverão integrar o novo debate. Durante a audiência, todas as autoridades ressaltaram os avanços da agenda juvenil, incluindo duas vitórias registradas pelo segmento no último mês de julho, quando o Senado promulgou a Proposta de Emenda Constitucional 042/2008, conhecida como PEC da Juventude, e aprovou, em caráter definitivo, a adesão do Brasil à Organização Ibero-Americana de Juventude (OIJ).

Entre as iniciativas que integram a política nacional de Juventude, o presidente Lula citou programas como o Prouni e o Projovem, além de políticas voltadas para a expansão do ensino superior e fortalecimento das escolas técnicas. O presidente encerrou seu discurso agradecendo à Secretaria Nacional de Juventude e ao Conselho Nacional de Juventude pelo protagonismo e consolidação de uma convivência democrática entre governo e sociedade civil.

Nenhum comentário: