domingo, 18 de abril de 2010

PJs REALIZAM LANÇAMENTO DE CAMPANHA ESTADUAL

Daiane Bristot para o Igreja no RS On Line

 O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi cenário para o Lançamento Estadual da Campanha contra a Violência e Extermínio de Jovens. O evento, que iniciou às 17h30min, foi realizado na última quarta-feira, 14, reunindo cerca de 300 pessoas de todo o estado.

Promovido pelas Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul, juntamente com outras organizações sociais, o lançamento da campanha é uma ação articulada que tem o objetivo de propor à sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que acontece no Brasil. A Campanha, em âmbito nacional, nasceu da reflexão da 15ª Assembleia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil, fruto da indignação e da revolta dos jovens católicos, ante o crescente número de mortes no campo e na cidade em todo o país e tem como objetivo principal promover uma cultura de paz.

As Pastorais da Juventude do Rio Grande do Sul, assumindo essa campanha, optaram pela denúncia à falta de acesso e de dignidade no trabalho a que a juventude está submetida. Sendo assim, cada uma das dioceses do Regional Sul 3 da CNBB está planejando atividades que serão realizadas sobre a temática da violência e do extermínio de jovens na perspectiva das relações de trabalho. “Sensibilizadas com essa realidade de morte, mais do que isso, machucadas com essa realidade, as Pastorais da Juventude do RS se ligam à Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens e aqui no estado propõem a temática da violência e o mundo do trabalho”, destaca Jaiane Kroth.

Para retratar a urgência e a emergência na discussão dessa temática, deu-se a composição da mesa de debates do lançamento, contando com os seguintes membros: pela coordenação das Pastorais da Juventude do RS (PJs/RS), Paula Grassi, Leandro e Luccas Bell; pela presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS, o deputado Dionilso Marcon; pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3, Daiane Bristot; e pela coordenação nacional da campanha, Tábata Silveira.

Para os organizadores do evento, a inspiração para essas ações que estão sendo promovidas pelas PJs/RS está baseada, sobretudo, na Palavra de Deus. “Inspirados sempre pela Palavra de Deus, acreditamos que o trabalho deve ser fonte de dignidade humana, onde possamos trabalhar segundo os dons que recebemos, e assim, garantir sempre a vida humana”, enfatiza Jaiane.

Estiveram presentes também, outras organizações e iniciativas que apóiam e unem-se a essa campanha, como por exemplo, a ONG Trilha Cidadã, Instituto de Pastoral de Juventude, Observatório Juvenil do Vale, Pastoral Operário do RS, Campanha para ler, ouvir e agir, Marcha Mundial das Mulheres, Instituto de acesso à Justiça e a União Estadual dos Estudantes Livre. Para as PJs/RS, essa união de forças é fundamental para o sucesso da campanha. “É necessário que nos organizemos, não há solução individual, apenas coletiva! Vamos juntos trabalhar para edificar cada vez mais realidades de luta pela vida, de irmos contra qualquer forma de sociedade que diga não à vida”, declara Jaiane.

A cerimônia foi encerrada com a pintura de um painel composto pelas mãos dos presentes no evento. “Desejamos pintar esse painel com mãos vermelhas, fazendo memória e celebrando a dor das tantas vidas de jovens que já foram exterminadas em nosso país”, desabafa a juventude gaúcha.

Nenhum comentário: