terça-feira, 9 de março de 2010

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Pastoral da Juventude está ajudando na execução da Feira de Economia Solidária da Diocese de Caxias do Sul. Abaixo o texto de apresentação do evento, enviado pela Equipe de Comunicação da Feira. Anotem na agenda e prestigiem este maravilhoso evento.

Nos dias 24 e 25 de abril de 2010 acontece a Feira de Economia Solidária (Ecosolidária), no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha – compromisso assumido pela turma que fez a Escola de Formação Fé, Política e Trabalho de 2009. No evento serão apresentados produtos e serviços de alguns grupos que já experimentam e vivem a Economia Solidária.

Queremos também estar em sintonia com a Igreja no Brasil, que na Campanha da Fraternidade deste ano reflete o tema Economia e Fraternidade, para desencadear um processo de reflexão, de organização e de mobilização, que some forças, não desperdice energias, e renove esperanças de avanços significativos no enfrentamento da nova situação do trabalho.

A prática da Economia Solidária aparece justamente nas iniciativas de produção, comercialização e consumo solidários, pois envolve e articula os diferentes estágios da atividade econômica dos empreendimentos solidários, desde o planejamento, a produção até o consumidor final. A região dispõe de diversos empreendimentos de economia solidária, dispostos nos 32 municípios de abrangência da Diocese de Caxias do Sul. No entanto, carece tornar visíveis estas iniciativas e práticas solidárias. Dentro destas afirmações, pode-se afirmar que Outra economia é possível e acontece.

A Cáritas Diocesana também coordenou o Mapeamento dos Empreendimentos de Economia Solidária da região da Serra, com a aplicação de um questionário para todos os empreendimentos de Economia Solidária do país, sendo que a esta entidade cabe a responsabilidade de re-visitar 172 grupos cadastrados da região da Serra e mapear outros grupos. Esse trabalho está ajudando a conhecer a realidade regional.

A realização deste evento concretiza um ato de protagonismo e participação dos alunos da Escola de Fé, Política e Trabalho em efetivamente praticar os conteúdos trabalhados na sua formação. A Escola está na sua 7ª edição e já formou mais de 550 alunos, dentre eles, diversos pequenos e grandes empreendedores do segmento da economia solidária. Com a feira terão a oportunidade de apresentar seus produtos, ampliar os contatos e desenvolver novas possibilidades para seus projetos. A disciplina Economia solidária e o princípio da cooperação, oferecida pela Escola, teve como facilitadora a professora da UNISINOS, Vera Regina Schmitz, mestre no assunto. Todas as edições anteriores tiveram a presença de empreendimentos solidários que relataram suas experiências. Deste contexto nasceu a proposta da Feira Ecosolidária.

Construir uma sociedade solidária exige repensar mais radicalmente a “doutrina social” e desenvolver a reflexão ética acerca das novas questões políticas e sociais, muito diferentes da “questão operária”, no final do século do século XIX, e bem mais complexas que ela. A própria condição da sociedade e da cultura atuais nos impõe contínua atualização da reflexão e permanente busca de respostas adequadas aos novos desafios. Este é o grande desafio que a Escola de Formação Fé, Política e Trabalho busca construir nestes seus sete anos de prática.

Maiores informações no telefone (54) 3211 5032 ou no blog www.feiraecosolidaria.blogspot.com.

Um comentário:

blog EJM disse...

E ai, aqui é do blog EJM, do grupo do Desvio Rizzo, o que vc acha de uma parceria?