terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

INICIA EM PORTO ALEGRE ENCONTRO CONTINENTAL DE JOVENS COMUNICADORES

Nesta terça-feira os corredores da PUC receberam dezenas de latino-americanos na abertura do Encontro Continental de Jovens. Daniel Drexler, do Uruguai, e Elson Faxina, do Brasil, trouxeram a discussão o tema "Dialogando e transmitindo cultura solidária". O músico uruguaio levantou a questão de como é possível, através da música criar um novo tipo de cultura, usando como exemplo o templarismo, eixo criado por artistas do Conesul (Sul do Brasil, Uruguai e Centro-sul da Argentina), tendo por base a estética do frio.

Já o jornalista e professor universitário Elson Faxina aprofundou a temática através do diálogo existente entre os meios de comunicação, principalmente católicos, com a comunidade. Ele questionou onde está esse diálogo com a sociedade: "a comunicação da Igreja está com as elites, pouco se dirigindo a quem realmente deve interessar, a comunidade". Ao longo das cerca de duas horas de conferência no teatro do prédio 40 da PUC, Drexler e Faxina também destacaram a formação de redes de solidariedade, centradas nas pessoas e não nas coisas. "E isso é uma tarefa dos jovens comunicadores", frisou o jornalista brasileiro.

A abertura do Encontro Continental de Jovens contou com a participação de representantes da Organização Católica Latinoamericana e Caribenha de Comunicação (OCLACC), da União Católica Internacional de Imprensa (UCIP) e da Associação Católica Mundial para Comunicação (Signis). Na parte da noite, fechando o primeiro dia do evento ocorreu a Noite Latino-Americana e Caribenha, com apresentação da peça teatral "As Caminheiras e a saga deste Continente", idealizada pela ONG Trilha Cidadã, e show do músico Daniel Drexler.

A programação do Encontro segue nesta quarta-feira com Cine Fórum às 14h, e Diálogo de Práticas às 17h.


Conferencistas: Daniel Drexler (E), Pedro Sanches (Secretário-Executivo da OCLACC) e Elson Faxina. (Foto: Lucas Guarnieri)



A PJ de Caxias está participando deste evento. Todos os dias notícias direto de Porto Alegre. Não percam!!!

Um comentário:

observador disse...

Interessante ver que a Igreja Católica, juntamente com sua juventude, se mostram interessados em debater este importante eixo da sociedade contemporânea. Como militante da Pastoral da Juventude e também da comunicação, fico feliz com a realização de tal evento, lamentando apenas não poder participar dele. Mas me manterei informado através deste site.
Um abraço aos PJoteiros do RS.