Na mesa de abertura junto de Ivo Poletto do Fórum de Mudanças Climática e Elson Matias da JUFRA, Paula Grassi, representante da Pastoral da Juventude no CONJUVE, destacou a participação das juventudes na Cúpula dos Povos. A mesa teve a missão de avaliar o processo da RIO+20 e a Cúpula do Povos, realizadas no mês de junho na cidade do Rio de Janeiro.

O seminário da 5ª SSB foi um espaço de avaliação, estudo, mística, oração, partilha e planejamento. As reflexões foram feitas a partir de diversos métodos de análise. Entre os estudos aprofundados destaca-se o papel do Estado em diversos períodos da história, bem como os elementos, princípios e valores que devem compor o Estado que desejamos. Nas partilhas, os regionais expuseram as experiências dos seminários e atividades já realizadas em preparação à 5ª SSB. Entre os pontos refletidos e avaliados destacam-se: a importância e o desafio da Igreja provocar o debate de um Estado democrático horizontal; o envolvimento da CNBB na construção; a clareza na metodologia da 5ª SSB; definição da matriz teórica de análise do Estado; e que é necessário fazer decolar a discussão do Estado, sua necessidade e seu papel.
Por fim, foram planejados e encaminhados os próximos passos rumo a 5ª SSB, como o fortalecimento de uma coordenação executiva, e a criação de uma coordenação ampliada, formada pelas organizações eclesiais e sociais, como espaço representativo para pensar e planejar as ações. Ficou definido que a juventude terá uma vaga nesta coordenação executiva e que esta será ocupada pela Pastoral da Juventude, tendo a tarefa de disseminar entre as diversas expressões juvenis, os encaminhamentos da Semana Social Brasileira.

Autor/Fonte: Edilson Gondim, Paula Grassi e Thiesco Crisóstomo
Nenhum comentário:
Postar um comentário