quinta-feira, 2 de agosto de 2012

É neste final de semana a 2ª Etapa da Escola da Juventude da PJ Caxias do Sul!!!


No próximo final de semana, dias 4 e 5 de agosto, ocorre no Centro Diocesano de Formação Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, a 2ª Etapa da Escola Diocesana da Juventude promovida pela Pastoral da Juventude com o intuito de reunir os jovens dos grupos de base das comunidades para, além de estabelecer relações entre grupos, conhecer um pouco mais da história da PJ.

Os jovens que se fazem presentes vêm das diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul são instruídos a buscar o protagonismo juvenil, isto é, o fortalecimento da juventude na Igreja, e na sociedade como um todo, sendo cada um responsável, conjuntamente com os demais jovens, na luta e construção da vida digna, a partir da pessoa de Jesus Cristo.

Na 1ª Etapa, ocorrida entre os dias 9 e 10 de junho, cerca de 80 jovens, assessorados pelo Pe. Hilário Dick SJ, iniciaram o estudo sobre a história da PJ nos seus mais de trinta anos de caminhada, além de, por meio de teatros, paródias e stencils foram recordando juntos a história.

Foi iniciado também, o Projeto de Vida onde os jovens foram incentivados a recordar sua vida, seus sonhos, seus anseios e, assim, cada um percebendo-se parte de um todo, isto é, membros do mesmo Cristo. Cada jovem percebeu o quão único é, e, quão grandes projetos têm para sua vida, seja na sua realização pessoal, comunitária. 

O encontro deste final de semana refletirá a importância da Espiritualidade da PJ na Igreja e nos meios sociais onde atua lutando pela vida e construindo o Reino de Deus. A Espiritualidade é o que nos alimenta e dá vida. É o sopro de Deus que age em nosso ser. Essa Espiritualidade necessita ser alimentada no dia a dia e no contato íntimo com Deus por meio da Palavra e da Eucaristia, que nos leva a nos comprometermos com o outro e a outra, com a comunidade e com a transformação de tudo o que é contrário ao que Deus quer.  Desse modo, veremos e estudaremos a Espiritualidade da PJ a partir dos seguintes eixos: Cristocêntrica, Mariana, Comunitária e Eclesial, Leiga e Missionária, Encarnada e Libertadora, Orante e Celebrativa.

Dar-se-á continuidade, no encontro,  construção do Projeto de Vida, para que, na vocação de chamados  e escolhidos por Deus, os jovens possam, com seus dons e potencialidades ir ao encontro dos irmãos, dos pobres, dos mais necessitados, e de outros jovens, de modo que se comprometam com as transformações sociais para realizar, aqui e agora, os sinais do Reino de Deus

No espírito do Discipulado-Missionário celebremos a vida da juventude presente na vida da Igreja.


Felipe Michelon Padilha
PJ - Área São José de Pastoral
PJ Caxias do Sul

Nenhum comentário: