domingo, 10 de junho de 2012

PASTORAL DA JUVENTUDE


                Poucos dias após celebrarmos a Festa do Corpo e Sangue de Cristo, cerca de 80 jovens de diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul estão reunidos para recordar os mais de trinta anos de história da Pastoral da Juventude.

                Na manhã deste sábado, nove de junho de dois mil e doze, os jovens foram acolhidos com uma animação calorosa que nos chama a olhar Jesus Cristo como o diferencial da nossa vida. Após a oração que nos recordou o encontro entre Jesus e a Samaritana,  Pe. Hilário Dick iniciou sua assessoria recordando a história da PJ a partir da ação Católica. Sendo que, na década de 80 surge a PJ. Passado um tempo, entrando já no terceiro milênio, em 2007, é lançado o Documento 85 da CNBB, documento que nos ensina, como Igreja a nos organizarmos como tal e, como jovens, sermos cidadãos, lutando por vida digna aos povos não só brasileiros, mas também, latino-americanos, que são Igreja.

Na parte da tarde, os jovens se dividiram em dois grandes grupos e, iniciaram os trabalhos de prática e aprofundamento do tema desenvolvido durante a manhã. As duas oficinas, a de teatro, na qual os jovens prepararam uma pequena apresentação ou paródia para apresentação neste domingo, coordenada por Elisandro Rodrigues e a de stencil, isto é, pintura em tecido a partir de chapas de raio x inutilizadas, coordenada pela jovem Pâmela Grassi, propiciaram aos jovens uma compreensão prática das diversas ações da PJ ao longo da história.

À noite, os jovens iniciaram seu Projeto de Vida a partir da assessoria da Irmã Suzimara Barbosa, Pastorinha e de Priscila Pasinato Pontes que os fez entrar em espírito reflexivo, a fim de, pensar no que aconteceu durante suas vidas, projetando sonhos para um futuro próximo. Neste momento os jovens puderam perceber, o quão únicos são, e, quão grandes projetos têm para suas vidas, seja na sua realização pessoal, comunitária. Após este último momento de formação, os jovens participaram da festa junina, integração entre os jovens das diversas cidades da Diocese. Portanto, em nossa vida pastoral, integramos aprendizado, oração, reflexão e ação no nosso dia a dia, tendo Jesus Cristo como modelo de vida e ação.

                O encontro tem continuidade até o meio dia deste domingo, dez de junho.

Felipe Michelon Padilha
Seminarista Familiar da Diocese de Caxias do Sul -RS

2 comentários:

Camila Modena disse...

Boa noite pessoal!

Faço parte do Movimento de Emaús e estou buscando uma lista atualizada dos grupos de jovens da Diocese de Caxias do Sul. Seria possível conseguir com vocês? Ou saberiam um contato que pode me fornecer essa informação?
Meu contato é: camimodena@hotmail.com.

Obrigada. Fico aguardando retorno.
Fiquemos todos na paz de Deus!

Forte Abraço.
Camila Modena

PJ Caxias disse...

Olá, desculpe a demora em lhe responder, mas estávamos sem acesso ao blog. Vc quer uma lista geral só com os nomes ou com seus contatos também?? Vc quer de todos, seja de PJ ou movimentos??

Forte Abraço!!!
Deus nos abençoe