segunda-feira, 17 de outubro de 2011

3ª Etapa da Escola da Juventude Diocesana de Caxias do Sul








Foi realizada nos dias o8 e o9 de outubro, a terceira e última etapa da Formação da Juventude da Pastoral da Juventude da Diocese de Caxias do Sul que teve como tema o “agir”, “a dimensão técnica” e abordou a História da Pastoral da Juventude, sua proposta de Evangelização e metodologia.

O assessor da etapa Jonas Camargo, da PJ da Arquidiocese de Porto Alegre e SECAJU - Setor Calabriano da Juventude - Congregação Pobres Servos da Divina Providência, trabalhou a História da Pastoral da Juventude e a o Processo de Educação na Fé do qual que leva os jovens a crescerem na fé, nas suas opções e projeto de vida.

Após a assessoria os jovens foram encaminhados para grupos de trabalho a fim de produzirem roteiros de encontros do grupo de jovens com temas das Dimensões da Formação Integral, seguindo o Método Ver – Julgar – Agir.

Ainda no sábado tivemos a visita do nosso bispo Dom Alessandro Ruffinoni que falou sobre o apoio da diocese a juventude e a importância dos nossos grupos de jovens nas comunidades para animá-las.

À noite o Luau foi marcado por agradecimentos, partilhas e muita música! Foi feito um agradecimento especial à Uilian Dalpiaz, secretário da Pastoral da Juventude de Santa Catarina eleito em setembro de 2011 que na FORMAJU colaborou na preparação dos encontros. Em suas palavras “Sonho com que todos os jovens possam trilhar esse caminho de doação e missão”. Logo após, a jovem Paula Grassi partilhou sua vivência como representante da Diocese de Caxias do Sul na Jornada Mundial da Juventude em Madrid – Espanha.

Finalmente no Luau os jovens apresentaram paródias, músicas populares num momento de descontração, que se tornou mais alegre ainda com a presença da Pastoral da Criança que partilhava também do espaço da casa para uma assembléia. A noite finalizou numa grande festa de partilha e comunhão.

Na manhã do domingo retornamos os trabalhos avaliando os roteiros elaborados pelos grupos de jovens na tarde de sábado. Pela manhã ainda motivamos os jovens para a comemoração dos 30 anos das Pastorais da Juventude do RS que será um acampamento em Santa Maria em novembro. Em seguida celebramos a caminhada do processo de amadurecimento da fé e da missão evangelizadora proporcionado pela FORMAJU.

À tarde nos reunimos com o objetivo de apresentar o subsídio de Roteiro de Encontros para Grupos de Jovens e Pós – Crisma, uma proposta elaborada pelos jovens da Diocese de Caxias do Sul para a Evangelização da Juventude e como ação concreta da Jornada Mundial da Juventude de 2011, em grupos por área os jovens pensaram em como efetivar esse subsídio elencando pessoas, o modo de fazer e prazos para que novos grupos surjam nas comunidades a partir da crisma. Compromisso assumido e apresentado no plenário juntamente com o coordenador de Pastoral Padre Gilmar Paulo Marchesini.

Assim como na passagem que dizia que os discípulos foram enviados dois a dois os jovens em duplas conversaram sobre o que levariam da etapa e da escola, qual a poeira iram sacudir e o que levaram em suas sacolas. Com um gesto de perfumar o outro diziam “Eu te envio em nome de Jesus Libertador para viver como Pastoral da Juventude”, assim foram enviados de volta a suas casas e a sua comunidade, momento marcante foi ainda os jovens cantando “o grupo de jovens é o lugar de felicidade, resistência e de paz, de fugir do individualismo, nesses pagos vida nova vai brotar..” reforçando nossa opção por viver em grupo.


Nenhum comentário: