segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Escola da Juventude reflete dimensões teológica e sócio-política

Nos dias 10 e 11 de setembro no Centro Diocesano de Formação Pastoral, a Pastoral da Juventude da Diocese de Caxias do Sul/RS realizou a segunda etapa de sua escola de formação, a Formaju. Nesta segunda etapa os jovens presentes vindos das comunidades e grupos de jovens da Diocese puderam refletir questões relacionadas a dimensão sócio-política e teológica à luz do documento de evangelização da juventude – CNBB.

Com a assessoria de Arnaldo Poletto e Sandino Rafael os jovens foram convidados a vivenciar a importância e a relação da juventude com a sociedade contemporânea, isto é, nas relações do jovem para com Deus e com a sociedade, enfocando nos compromissos sociais que a Igreja conclama a cada um e cada uma, seja por meio da Doutrina Social da Igreja, e especialmente do Evangelho que assim interpela aos cristãos a sua presença profética no seio da vida social.

“Não é possível sermos indiferentes ao modelo que exclui e oprime; é preciso mudar a cena, construir um novo roteiro nos meios de nossas vidas”, enfatizara Sandino nas reflexões em que o grupo incutia e relacionava na prática metodológica do “Teatro do oprimido”. Os jovens presentes puderam encontrar a figura do Senhor que é amigo e caminha conosco, que doa a vida por seus amigos (cf. Jo 15, 9-13) e assim convida a permanecer no Seu amor e projeto. “Se somos cristãos o projeto de Jesus também é nosso, consequentemente para a realização desse projeto nunca se deve perder o foco na vida, ou seja, perceber e dar valor ao que realmente é fundamental para ter uma vida em abundância.”, mencionara Arnaldo de modo que se fosse possível identificar a presença desse Deus vivo e presente em cada rosto empobrecido que clama por sinais de vida.

A etapa ainda contou de modo especial com a celebração dos mártires da caminhada no sábado à noite, presidida por Pe Marcionei da Silva, CSJ, rezada e experenciada com a participação de todos os jovens, assim fazendo memória a tantas vidas que se doaram pela vida do Reino, a lembrar primeiro do Mártir maior, Jesus Cristo, e o projeto de Deus que convoca cada um/a a também doar sua vida em prol do seu projeto.

Ao final do encontro os jovens retornaram para suas comunidades levando a consciência e o compromisso com a vida daqueles mais necessitados, percebendo a grandeza e o rosto de Deus que se faz tão presente no próximo. A próxima etapa da escola acontece nos dias 8 e 9 de outubro novamente no Centro de Formação Diocesano.



Uilian Dalpiaz
pela equipe de comunicação

Um comentário:

observador disse...

Olá
Parabéns pela iniciativa. Fui durante uns anos Coordenador da PJ no meu Vicariato e hj atuo como colaborador da mesma PJ. Gostaria de saber como fazer uma atividade dessa aqui no meu Vicariato

Ricardo Abreu
Pastoral da Juventude - Vicariato Litoral - Diocese de Nova Friburgo, RJ.