sexta-feira, 9 de setembro de 2011

carta da 2ª etapa da Escola da Juventude Diocesana

Caxias do Sul, 31 de agosto de 2011, um dia ensolarado...




“A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:

- Por favor, cativa-me! disse ela.

- Bem quisera, disse o príncipe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.

- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!

Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.

Mas tu não a deves esquecer.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”



Olá querido e querida jovem. Tudo bem? Como tem passado?



Nos dias 30 e 31 de julho, a um mês atrás num final de semana chuvoso e frio nos reunimos em 85 jovens na 1ª etapa da FormaJu 2011 no Centro Diocesano de Formação Pastoral.Saímos de nossas casas, conhecemos pessoas novas, fizemos amizades, trocamos contatos nos cativamos uns aos outros e percebemos o quanto valiosa é a nossa vida de jovem, o quanto somos especiais e importantes para Deus ,para o outro,para a comunidade e para a sociedade.

Recordo a primeira oração que tivemos no sábado logo que chegamos, onde Jesus nos chamou um a um, uma a uma pelo nome para estar ali nesse final de semana para ser seu discípulo e sua discípula.A irmã Suzimara nos assessorou durante todo o dia, a noite participamos do PJotalento, onde colocamos nossos talentos a disposição do grupo e apresentamos nossas coreografias, após esse momento de descontração e dos jurados “chatos” fomos a capela onde mais uma vez percebemos o ser precioso que somos aos olhos de Deus.A palavra de Deus nos dizia: “Eu ainda estava no ventre materno, e Javé me chamou,eu ainda estava nas entranhas de minha mãe e ele pronunciou o meu nome”, “Mas pode a mãe se esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas?Ainda que ela se esqueça, eu não me esquecerei de você”, “Eu tatuei você na palma de minha mão” .

No domingo de manhã após nossa oração percebemos que a vivência em grupo, em comunidade é um desafio que nos faz respeitar o outro, a outra , a conviver com as diferenças e vivenciamos nossa fé comunitariamente na celebração da missa.

Encerramos a etapa após o almoço percebendo que devemos valorizar as pessoas na nossa volta pois amigos e amigas não se compram em lojas, percebemos o valor da amizade, dos relacionamentos e nos desafiamos a cuidar e a cativar o outro, a outra. Ainda a palavra sagrada nos dizia que as primeiras comunidades cristãs colocavam tudo que tinham em comum, é importante que num grupo , numa comunidade possamos nos doar, colocar nossos dons a disposição na busca de vida plena a todos onde tudo seja partilhado e repartido.

Após essa etapa como nos sentimos como jovens nos espaços onde transitamos?Cativamos e cuidamos das pessoas ao nosso redor?

A 2ª etapa se aproxima, que até lá possamos perceber nesses dias a realidade que nos cerca, que possamos nos perguntar como vemos o mundo e a sociedade a nossa volta, que pensemos sobre o que nos incomoda.Que reflitamos também sobre como estamos vivenciando nossa fé e o que acreditamos que seja espiritualidade.Que possamos trazer pra próxima etapa essas reflexões e não se esqueçam do compromisso da etapa anterior de recolher imagens, reportagens de situações sociais que envolvam jovens ou imagens que nos angustiam e nos fazem pensar sobre.Não esqueçam de trazer na mochila o lençol, a fronha, toalha de banho, instrumentos musicais, material de anotação, os recortes/reportagens e o valor de 30,00R$ da etapa da escola, sendo 15,00R$ o valor desembolsado pelo(a) jovem e 15,00R$ o valor que a sua comunidade/paróquia contribui.

A 2ª etapa se realiza nos dias 10 e 11 de setembro, das 8h do sábado ás 16h do domingo no Centro Diocesano de Formação Pastoral.







“Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar.”







Um forte abraço, na saudade....





Coordenação da Pastoral da Juventude de Caxias do Sul.

Nenhum comentário: