sábado, 5 de março de 2011

PEJOTEIROS E PEJOTEIRAS PELO MUNDO: CURSO DE VERÃO EM SÃO PAULO

A Vida: Desafio a Ciência, Bíblia, Bioética. Do Genoma Humano às células-tronco


Vindas de todas as regiões do Brasil , de países da América Latina e da África e de diferentes religiões e filosofias de vida se uniam 564 pessoas numa só voz e num só desejo , o de vida digna e respeitada em todos os seus âmbitos .

Assim que começava o 24º Curso de Verão na PUC em São Paulo-SP, promovido pelo CESEP (Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular) dos dias 9 a 16 de janeiro de 2011 com o tema “A Vida: Desafio a Ciência, Bíblia, Bioética. Do genoma humano as células-tronco”.

No decorrer do curso foram aprofundados temas como genoma, células-tronco, bioética, assuntos que muitas vezes não são esclarecidos ou são tratados com superficialidade e obscuramente na mídia, na sociedade e nos espaços por onde atuamos e transitamos e na hora de nos posicionarmos e refletirmos diante deles não temos clareza sobre o que estamos falando pois falta o conhecimento .

O curso ainda proporcionou reflexões e debates que nos levaram a crer que a ciência não é opositora a vida que em muitos casos ela salva e trabalha em prol da mesma mas também se faz necessário um olhar atento sobre as revoluções tecnológicas , questionar os limites até aonde a ciência é promotora de vida e quando ela começa a estrapolar e agredi-lá .

Com tudo isso, a palavra de Deus aprofundou e iluminou o diálogo entre ciência e fé .

Por fim se fez o olhar sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, questionando as descobertas científicas e o relacionamento com a natureza e os seres, assumindo o compromisso de cuidar do jardim que é o planeta em que vivemos zelando por toda forma de vida. Ao longo do curso nas oficinas foi construída uma carta compromisso , ações no nosso dia e no nosso trabalho pastoral que contemplem o que foi estudado nesses dias, como por exemplo formar e aprofundar os temas tratados no curso, monitorar as pesquisas científicas para que elas sejam usadas em favor da vida , apoiar as iniciativas ambientais existentes, defender a vida nas suas várias formas entre outras.

Anelise de Oliveira Müller
Pastoral da Juventude de Caxias do Sul
Pastoral da Juventude do RS

Nenhum comentário: