terça-feira, 19 de outubro de 2010

DNJ REÚNE 800 JOVENS NO SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO

Jornal Pioneiro

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) mobilizou 800 participantes da Serra, que se reuniram das 9h às 17h30min de ontem, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

O encontro celebrou os 25 anos da data mobilizando jovens cristãos em torno do lema “Juventude: muita reza, muita luta e muita festa em marcha contra a violência”.

Para abordar diferentes manifestações da violência, foram organizadas oito oficinas temáticas focando políticas para juventude, ecologia, educação e Aids, entre outros assuntos. Nesses debates, foco nos problemas e nas possíveis soluções.

– Existem grupos de extermínio agindo no país. Estudos mostram que as principais vítimas são do sexo masculino, negros e moradores de periferia. Além de promover discussões sobre o assunto nas escolas e nas comunidades, precisamos de ações políticas que criem mapas das zonas de risco – disse o frei Laércio da Luz, 27 anos, que participou do encontro junto com a comitiva de 90 jovens de Veranópolis.

Colcha com os sonhos da juventude. (Foto: Lucas Guarnieri)
Articuladora da Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul, Paula Grassi, 20, disse que o encontro realizado ontem tem potencial mobilizador e duplicador das informações em torno da violência.

– Depois do DNJ, a principal ação é divulgar e promover reflexões junto aos diferentes movimentos sociais – argumentou.

Nas atividades do meio até o fim da tarde, música, dança e teatro animaram a juventude cristã. Um grupo formado por jovens de Cotiporã apresentou a peça A Gênese Contada Inversamente, com mensagem de defesa da ecologia.

Para um dos coordenadores do encontro, Maicon Gomes, 18, a violência precisa ser combatida por meio de ações conscientes. Por isso, cada jovem voltou para casa com uma missão:

– Cada um vai ser um agente de combate da violência na sua região.

O coordenador diocesano de pastoral, padre Gilmar Paulo Marchesini, ressaltou que a mobilização dos jovens cristãos contra a violência faz parte de uma articulação nacional em torno do tema e que inclui, ainda, uma ampla coleta de assinaturas pela aprovação da Lei da Economia Solidária.

– A organização em grupos nas comunidades é um processo que impulsiona novos movimentos. E a Lei da Economia Solidária prevê o apoio a grupos que trabalhem com reciclagem e agroecologia, entre outros, e que partilham seus lucros – destacou Marchesini.

O encerramento do Dia Nacional da Juventude teve bênção do bispo coadjutor da Diocese de Caxias, dom Alessandro Ruffinoni, que conclamou a juventude para sua missão cristã.

– É fundamental mobilizar os jovens com entusiasmo, para que possam viver melhor as suas vidas. Não se espera grandes milagres de encontros como este, mas certamente alguma coisa começará a acontecer. Algo de bom foi semeado hoje e vai frutificar – avaliou o bispo.

Acompanhe no Podcast abaixo uma mensagem de Dom Alessandro Ruffinoni aos jovens que participaram do DNJ.



Fique ligado na nossa página no Orkut para conferir as fotos deste grande evento. Em Breve!!!

Um comentário:

Robson Freire disse...

Um dia ainda vou pras bandas daí, por enquanto acompanho vocês por aqui...