segunda-feira, 19 de julho de 2010

RELATO DA 3ª ETAPA DA ESCOLA COMUNGANDO ARTE E ESPIRITUALIDADE

Por Felipe Michelon Padilha


Eu vou lutar pela vida, pois eu sou um jovem encantador!!!!


Nos dias 3 e 4 de julho, um grupo de cerca de 40 jovens esteve reunido para a última etapa de uma bela e espirituosa caminhada de formação grupal no Centro Diocesano de Formação Pastoral de nossa Diocese. Durante esses dois dias fomos instruídos a participar da liturgia como uma forma de chamado de Deus à missão de Evangelizar e ser juventude. 

No sábado, dia 3, pela manhã, fomos recepcionados pela coordenação diocesana da PJ. Iniciamos com um mantra e fizemos a recordação das duas etapas anteriores que vivenciamos. Após fizemos algo que nos deu sentido à oração, recordamos a realidade de nossos grupos de jovens refletindo como cada grupo usou dos artifícios ensinados pelos assessores das outras etapas, sendo que a parte mais importante da oração foi o rito de iniciação com a abertura do Ofício da Manhã e a aclamação da Palavra de Deus feita com gestos, onde fomos convocados a mexer nosso corpo como uma forma orante de ser jovem. Acolhemos o assessor desta etapa que foi Jorge da cidade de São Leopoldo, que nos ensinou um pouco de como fazer liturgia jovem, um modo novo e diversificado, que enfrenta um pouco de receio, mas que chegou com o propósito de revolucionar os grupos de jovens, para cativar mais jovens e para que sejam criados e fortalecidos novos grupos de jovens.


Na parte de tarde colocamos em prática o que aprendemos de manhã. Foi ali que vimos como fazer a comunidade mais jovem e orante. Fizemos, como nos foi proposto, um “ensaio”, uma espécie de celebração da Palavra. Fizemos uma bela “teátrica” – teatro do âmbito religioso, encenamos modos de cativar mais jovens, e ao fim partilhamos o Pão. O Pão simboliza a vida, e simbolizou o nosso retiro de formação, pois foram belos momentos de oração, comunhão e partilha.

Na noite do sábado o “arraiá da PJ” foi formado, a festa “julina” foi o momento celebrativo e descontraído na noite. Teve casamento caipira, quadrilha, comidas e vestimentas típicas. Tivemos a honra de contar com a participação de um grupo de idosos vindos de Santa Vitória do Palmar para uma celebração de bodas de consagração à vida religiosa de uma freira, outro momento de partilha e celebração jovem.


No domingo de manhã afinamos os violões, exercitamos nossa voz e nos colocamos a cantar a beleza da vida e da juventude nos preparando para uma Missa verdadeiramente jovem na comunidade Santa Lúcia, Paróquia Santa Catarina. Nossa Missa foi a verdadeira prática do que aprendemos no dia de sábado, participamos da oração jovem, seguindo os ensinamentos de São Pedro e São Paulo, aos quais comemorávamos. E assim a comunidade participou vendo que ser jovem não é só ser alguém da nova geração, mas ser alguém que quer viver e colocar em prática o amor que Jesus nos ensinou. 

 
Após a Missa aconteceu o envio em que fomos enviando a ir para a nossa realidade de família, grupo e comunidade, colocar em prática tudo o que aprendemos nesta etapa.

 
Ao final do retiro houve uma reunião para decidir formas de colocar em prática na Diocese e nos grupos a campanha lançada pelas PJ´s que visa combater a violência e o Extermínio de jovens. Nós, jovens nos unimos para isso, por isso, nós, comprometidos com a causa do Reino dizemos: “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”.

Nenhum comentário: