quarta-feira, 16 de junho de 2010

DOM ALESSANDRO RUFFINONI É NOMEADO NOVO BISPO DE CAXIAS

Atendendo ao pedido de Dom Paulo Moretto, Bispo de Caxias do Sul, o Papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, dia 16 de junho, como Bispo-Coadjutor da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni. O religioso deixa a função de Bispo Auxiliar de Porto Alegre, tendo sua atuação mais específica junto ao Vicariato Episcopal de Gravataí. Também foi coordenador da Comissão do Centenário na Arquidiocese de Porto Alegre. No Regional Sul 3, é o referencial das Pastorais Sociais e junto a CNBB Nacional é o encarregado da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE). 

Dom  Ruffinoni assume como Coadjutor, titular, nomeado para ajudar e substituir um bispo no exercício das suas funções com direito a sucessão. Vagando a Sé Episcopal, o bispo-coadjutor torna-se imediatamente o bispo diocesano.

Breve Histórico

Dom Alessandro Ruffinoni, missionário Scalabriniano, nasceu em 26 de agosto de 1943, em Piazza Brembana, Bergamo, Itália. Fez seus estudos na Itália, onde se tornou religioso scalabriniano em 1961. Recebeu a ordenação sacerdotal em março de 1970 e veio para o Brasil em novembro do mesmo ano.

Trabalhou como formador nos seminários de Casca (de 1971 a 1978) e Guaporé (de 1979 a 1981). Assumiu o trabalho com os migrantes em 1982, na Igreja da Pompéia em Porto Alegre. Em 1984 voltou à formação como animador vocacional, em Guaporé até 1987. Em 1988 deixou o Brasil para iniciar uma nova experiência missionária no Paraguai, em Ciudad Del Este, onde atuou como formador e diretor do “Centro Misionero P. Luigi Valtulin”. Neste período foi por duas vezes Vigário Geral da Diocese de Ciudad Del Este em 1992 e em 1998.

Em 1999 voltou para o Brasil como superior provincial Scalabriniano da Província São Pedro, residindo em Porto Alegre até o ano de 2004. Em 2005 foi destinado para Assunción, capital paraguai, onde trabalhou na Arquidiocese como coordenador da Pastoral dos Migrantes, até a nomeação como Bispo Auxiliar de Porto Alegre em 2006.

A Pastoral da Juventude saúda o novo pastor de nossa Diocese. Que Dom Alessandro consiga dar sequência e melhorar ainda mais o trabalho já desenvolvido por Dom Paulo nas últimas décadas.

Nenhum comentário: