domingo, 25 de abril de 2010

CERCA DE 60 JOVENS PARTICIPAM DA PRIMEIRA ETAPA DA ESCOLA DE ARTE E ESPIRITUALIDADE EM CAXIAS


Eu vou tocar a minha viola, eu sou um jovem encantador!
  
Criatividade, música e muita disposição para acolher a aprendizagem foram os elementos protagonizados pelos cerca de 60 jovens de diversas cidades da Diocese de Caxias do Sul que participaram da primeira etapa da Escola Comungando Arte e Espiritualidade – Formação de Arteiras e Arteiros, realizada nos dias 17 e 18 de abril de 2010, no Centro Diocesano de Formação Pastoral. Trata-se de uma proposta de resgate da mística da Pastoral da Juventude  organizada  pela Coordenação da PJ de Caxias do Sul em parceria com as Irmãs de Jesus Bom Pastor e com o apoio da diocese. 

O tema trabalhado foi “A arte da espiritualidade juvenil” e contou com oficinas, grupos de trabalho e ensaio de músicas da PJ no “Pejotando com a música”.

Para os arteiros e arteiras que estiveram por lá vamos colocar em funcionamento o exercício da memória a fim de relembrar os momentos? E para quem ficou na comunidade de base participando de outras atividades, para quem é de outras cidades e guarda curiosidade pela formação, ou então para os/as blogueiras de plantão, vamos percorrer esses momentos, conhecendo um pouco mais desta escola? Prontos/as para o percurso de um diário de mochila? Partimos, então!


Com a alegria de calorosos abraços e músicas envolventes, os jovens foram acolhidos, colocando suas mochilas na república e as expectativas na oração inicial, que celebrava em ciranda a comunhão dos quatro elementos da natureza: a Mãe-Terra, cujo ventre nos dá o alimento, o Fogo que é chama viva, o Ar que é o sopro de Deus e de nossos sonhos e a Água, renovadora da vida. Cantando, girando e vivenciando a oração: Ciranda de luz, ciranda de paz, ciranda de amor, harmonia e paz. Girando alegria, harmonia e paz.

O sentido de cada palavra que dá o nome para a escola – Comungar, Arte e Espiritualidade – foi colocado na roda para reflexão, ora em grupos pequenos, ora individual. 


Durante a tarde, as oficinas foram as protagonistas das atividades. Foram estas:


Danças Circulares Sagradas e Biodança, com Simone Moreira, do Núcleo de Assessoria Juvenil Betânia (Porto Alegre)





O corpo dançou em sintonia com o grupo e com o silêncio.

Percussão corporal, com o músico caxiense Bob Valente 




Musicalizando o corpo, descobriram a possibilidade de sons que cada canto guarda.

Instrumentos musicais reciclados, com Samuca Mendonça e Danilo, da ONG Trilha Cidadã, de São Leopoldo.





A criatividade de inventar e reinventar instrumentos musicais com objetos que consumimos e logo em seguida tem como destino o lixo, como garrafas pets, latas de tintas, foi explorada e transformada em música para tocar e dançar.



De noite, após as práticas intensas vividas nas oficinas, todos se dirigiram para a capela para o momento de oração final, onde a música “Nego Nagô” foi cantada com os instrumentos reciclados e com as batidas no corpo e uma dança circular fechou este momento místico.

 A superlotação – algo inédito – foi resolvida com colchões no chão e com dormitórios nas Pastorinhas, além dos lugares disponibilizados na república.

Na igreja eu sou das comunidades, na base eu sou pejoteiro, em busca de um mundo novo, a opção é pelo reino! O rosto da Pastoral da Juventude continuou a dar forma ao longo do domingo. O grande grupo foi dividido em grupos menores para discutirem de que forma as vivências das oficinas podiam contribuir para o cotidiano de um grupo de base, assim como para elaborarem um momento de oração a ser celebrado no envio.  Após, com o “Pejotando com a Música”, música da PJ foram ensaiadas, resgatando a nossa mística presente nas canções que pautam os sonhos coletivos, a realidade juvenil e a igreja da libertação. Irmã Suzimara coordenou o espaço, que teve vozes, violões, latas e garrafas recicladas como ferramentas para os cantos. 





Como um poema se compõe de estrofes, o envio foi elaborado a partir de momentos construídos por cada grupo!


Estes foram os primeiros passos de uma bonita história! Teremos mais duas etapas de formação, enriquecidas com as inquietações que surgirão no grupo de base ao longo desse período. Para o segundo encontro, o Ofício Divino da Juventude será aprofundado! Até lá!


Pâmela Grassi

Nenhum comentário: