terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE

Neste domingo Caxias do Sul recebeu Hildete Emanuele de Souza, a Tica, nossa querida Secretária Nacional da PJ. Ela esteve na cidade, junto com a equipe de Coordenação local apresentando a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio da Juventude. Abaixo imagens dos momentos do encontro. E quem sabe a Tica esteja de novo em Caxias, em breve. Vamos aguardar e conferir... Por enquanto, um resumo daquilo que foi debatido:


O que é a Campanha?

É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

Como começou?


A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.

Hildete, carinhosamente Tica. (Fotos: Lucas Guarnieri)

Quais serão as ações da Campanha?


As ações serão feitas a partir dos três eixos da Campanha:

Eixo I: “Formação política e trabalho de base”
Ações de conscientização e sensibilização quanto aos debates de segurança pública, sistema carcerário, direitos humanos, outros tipos de violência...
Elaboração de texto-base.
Subsídios preparatórios às Atividades Permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil alinhados com a temática da Campanha (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante e Dia Nacional da Juventude).
Organização de Seminários Estaduais, de discussão e planejamento da Campanha.
Criação de um site da Campanha para disponibilizar subsídios, informações e possibilitar a interação com todas as pessoas que aderirem à Campanha.

Eixo II: “Ações de massa e divulgação”
Organização de uma Marcha Nacional (2011), com o objetivo de denunciar a violência e mobilizar a sociedade no que se refere ao extermínio de jovens.
Organização de pré-marchas locais.
Ações a partir das Atividades Permanentes da Pastorais da Juventude do Brasil.

Eixo III: “Monitoramento da mídia e denúncia quanto à violação dos direitos humanos”
Acompanhamento e denúncia das violações de direitos humanos praticadas pela mídia.

Quem promove?

As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural).
Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias outras organizações estão se juntando como parceiras da Campanha. No Seminário Nacional de preparação da Campanha, realizado em maio de 2009, várias organizações estiveram presentes:

Setor Juventude – CNBB
Comissão Brasileira de Justiça e Paz
Conferência dos/as Religiosos/as do Brasil
Conselho Nacional de Leigos e Leigas
Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
Campanha Reaja ou será mort@!
Associação de Familiares e Amigos/as de Presos/as – Bahia
Jornal Mundo Jovem
Via Campesina

"Escreva a sua história pelas suas próprias mãos..." Dinâmica inicial

Uma lembrança para Tica

Equipe que participou do encontro no Salão da Igreja de São Ciro.

Um comentário:

Marcionei disse...

Parabéns pelo site. Esse nosso caminho está apenas começando. Os jovens da Pastoral da Juventude vivem uma mística carregada de alegria e criatividade. Um grande abraço a todos.

"Não há pintor, não há escultor que possa ser comparado àquele que possui a grande arte de modelar o coração dos jovens". São Leonardo Murialdo.

Pe. Marcionei