sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PJ - AÇÕES REALIZADAS EM 2009

Olá, caro amigo pejoteiro. Para você que não nos conhece (e, se conhece, não tem problema), apresentamos a seguir um resumo das atividades de PJ na Diocese de Caxias do Sul e na Região Pastoral que corresponde à cidade homônima.

Povo – semente de nova nação: O que andamos plantando...

Em nível diocesano, através das atividades do Setor Juventude, a equipe da PJ colaborou diretamente para o Encontro de Jovens, maio, durante a Festa de Caravagggio, bem como para o DNJ. A construção, o empenho e a mobilização da Pastoral da Juventude no Dia Nacional da Juventude, simbolizam o nosso desejo de atuação na Evangelização da Juventude.
Além dos Encontros, a Diocese de Caxias do Sul contribui para na organização e projetos da estância Regional e Nacional.

Região Pastoral de Caxias do Sul: Fruto de assembléias com os grupos de jovens feitas nas paróquias durante o ano de 2008, a Região Pastoral de Caxias do Sul conta com uma nova composição em sua coordenação, além de um plano pastoral em mãos. Em 2009 foi realizada a Escola da Juventude ‘Jovem – Semente de Vida Nova’ voltada para as lideranças dos grupos de base. A Escola formou cerca de 40 jovens da área pastoral de Caxias do Sul e também de outras áreas pastorais como Farroupilha e São Francisco de Paula. Durante as quatro etapas, foram desenvolvidos temas que fazem parte da vida dos grupos de jovens, da Pastoral da Juventude, bem como a formação mística da PJ e sócio – política. O ano de 2009 também foi de mapeamento dos grupos da região. Quanto à juventude dos Movimentos Sociais, a PJ mantém diálogos.

Aconteceu pelas áreas:
- Escola da Juventude (Área Norte)
- Encontro de Teatro e Bíblia (Área Oeste)
- Encontros com a Crisma (Área Oeste)
- Encontros de formação e Gincana (Área Sul)
- Encontro sobre o Protagonismo Jovem e Estatuto da Juventude (todas as áreas)

No último mês, o grupo de coordenação da área pastoral se reuniu para a preparação das atividades do próximo período, elencando suas prioridades de 2010.

Região Pastoral de Farroupilha: Os jovens envolvidos em seus grupos, além de seus encontros periódicos, estão movimentando as turmas da Crisma de algumas paróquias, através de atividades de formação. A Região de Farroupilha também participa da Escola da Juventude “Jovem – Semente de Vida Nova”.

Região Pastoral de Bento Gonçalves: A Pastoral da Juventude de Bento, esse ano tem seu trabalho focado nas turmas de Crisma. Dividindo em equipes, a galera adota uma comunidade e realiza nessa, encontros mensais com os crismandos.

Região Pastoral de Garibaldi: Grupos de base oferecem a juventude, eventos culturais.

Aconteceram nas outras regiões:
- Encontro de formação da PJ (Região Nova Prata)
- Encontros da juventude e rearticulação da PJ (Região São Francisco de Paula)


Ta aí... agora vc sabe o que fizemos no ano que passou. E contamos com a ajuda de todos para continuarmos a missão em 2010 e em todos os anos... Vamos juntos.
E nos acompanhem sempre aqui pelo blog da PJ de Caxias.

Nenhum comentário: